Sei que ando um pouco em dívida com o CPG; que deixei-o um tantin abandonado por certo tempo, mas garanto que não foi intencional. Infelizmente, a vida nem sempre caminha pelos rumos que desejamos e, aí, precisamos focar em outras prioridades. Mas, espero que daqui pra frente possamos estar postando com mais frequência, pois este espaço é muito especial em minha vida e creio que na de Fernanda também. Bem, para compensar um pouco do tempo que ficamos ausentes, escolhi falar sobre a "Carambola". Sinceramente, ao pesquisar sobre essa fruta não esperava descobrir tantas propriedades benéficas à saúde, como também ser esta, um veneno para alguns, já que ela possui uma toxina que pode ser fatal à pessoas com insuficiência renal. Então, aos que apreciam essa fruta e estão liberados a seu consumo, aproveitem que estamos na época de colhe-las e comam com moderação, afinal, nada em exagero faz bem à saúde.
A carambola é o fruto da caramboleira (Averrhoa carambola ), uma árvore ornamental de pequeno porte, da família das Oxalidaceae. Possui flores brancas e purpúreas. É largamente usada como planta de arborização de jardins e quintais.
De sabor agridoce, com coloração variando do verde ao amarelo, dependendo do grau de maturação, rica em sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) e contendo vitaminas A, C e do complexo B, a carambola é considerada uma fruta febrífuga (que serve para combater a febre), antiescorbútica (que serve para curar a doença escorbuto - carência de vitamina C, e que se caracteriza pela tendência a hemorragias) e, devido à grande quantidade de ácido oxálico, estimulador do apetite. Seu suco pode ser usado para tirar manchas de ferro, de tintas e ainda limpar metais. Sua casca é utilizada como antidisentérico, por possuir alto teor de tanino - cujo poder adstringente pode prender o intestino.
É considerada uma fruta de quintal, pois seu cultivo não é feito em escala, sendo produzida essencialmente em sítios, quintais, granjas e pomares de fazendas. Começa a produzir frutos em torno de quatro anos de existência, dando em média duzentos frutos, podendo durar de cinquenta a setenta anos. A fruta parece uma estrela quando cortada e tem cinco gomos.
Pode ser consumida ao natural ou no preparo de geléias, caldas, sucos e conservas. Cortada em fatias e deixada no fogo brando com açúcar, fica quase da mesma consistência e sabor do doce de ameixa-preta. Na Índia e na China são bastante consumidas como sobremesa, assim como as flores e os frutos verdes, que são utilizados nas saladas.
Pessoas portadoras de insuficiência renal não podem comer carambola, pois esta fruta possui uma toxina natural que não é filtrada pelo rim destas pessoas, ficando retida no organismo e atingindo o cérebro, podendo levar inclusive, à morte. Os sintomas de intoxicação são crise de soluços, confusão mental, convulsões e coma. Portadores de diabetes devem consultar o médico antes de comer, pois podem sofrer de insuficiência renal e não saber.
(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carambola)
Apesar de ser uma fruta muito saborosa e pouco calórica, já que 1 carambola possui em torno de 40 colorias, você deverá estar atento a sua saúde antes de consumi-la para não tornar um prazer em terrível desastre. Fora o risco a quem não pode come-la, ela é hiper benéfica como já foi dito e pode ser consumida de variadas formas. Então, aproveite nossa Dica de Saúde de hoje e vá correndo ao hortifruti mais próximo, ou a caramboleira mais perto de você e divirta-se saboreando uma bela carambola!!
Abraços e até mais!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário