Entrar no Reino de Deus não é para qualquer um, muito menos viver as experiências do Seu Reino. A bíblia relata que "muitos serão chamados, mas poucos serão escolhidos". Jesus disse que "o semeador saiu a semear", e semente foi lançada sobre todos os tipos de terra. Porém, só na terra fértil é que a semente pode dar frutos a cem por um! Jesus também disse que a porta do Reino é estreita demais, aliás, ele disse que ele mesmo é a própria porta.
Certa vez Jesus foi procurado por uma mulher cananéia, grega e de origem siro-fenícia. Esta mulher estava gritando desesperadamente atrás de Jesus e seus discípulos, querendo um pouco de atenção. Ela clamava: "Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada."
Uma das coisas que me chamam atenção nessa história é que Jesus não respondeu palavra alguma àquela mulher. Os seus discípulos tiveram que interceder por ela e pediram que Jesus a atendesse e a despedisse.
Então Jesus disse: "Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel".
Outra observação importante, é que a mulher não desistiu e quando conseguiu chegar até Jesus, ela o adorou e disse: "Senhor socorre-me".
Quantos de nós estamos precisando de algum tipo de socorro do Senhor Jesus? De fato, quase sempre estamos necessitando do auxílio do Mestre!
A pergunta que não quer calar é: Por que Jesus não queria parar para atendê-la? Segundo, por que ele disse que não foi enviado senão às pessoas do povo de Israel? E terceiro, por que Jesus disse que "não é bom pegar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos"? Alguma coisa diferente Jesus estava fazendo, mas o que estava por trás desta atitude tão estranha?
Jesus enxerga aquilo que o homem não vê, nem nos outros, nem em si mesmo.
O caso pelo qual a mulher lutava era a libertação espiritual de sua filha. A filha estava possessa, mas parecia que Jesus estava resistindo àquela mulher.
A bíblia relata que há um motivo que faz com que Deus nos resista - a soberba, que é parceira do orgulho.
"Deus resiste aos soberbos mas dá graça aos humildes." (Tg 4. 6)
Jesus a ignorou pois não dava atenção aos seus gritos de desespero. Segundo, ele a discriminou por não ser judia (do povo de Israel). Terceiro, ele a humilhou publicamente quando a comparou aos cachorrinhos. Muito estranho, não? Esta não era uma atitude comum de Jesus. Mas ele precisava tratar o orgulho e a soberba daquela mulher antes de lhe conceder a libertação de sua filha.
Quando o silêncio de Jesus despreza nosso clamor desesperado, é por que a mão do Senhor está nos resistindo. A fortaleza do orgulho e da soberba precisa ser quebrada.
Aquela mulher insistiu e disse: "Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem, debaixo da mesa, as migalhas dos filhos de Israel. Naquele momento, ela quebrou seu orgulho de mulher grega, e Jesus reconhecendo sua humildade disse: "Por causa desta palavra, vai: o demônio já saiu de sua filha".
"Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós... humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará." (Tiago 4. 7-10)
Com amor e carinho
Pr. Sandro Reis, servo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário