Páginas

/
/

quarta-feira, 27 de julho de 2011

KIBES ASSADOS QUE PARECEM FRITOS

Ingredientes;

- 1 xícara de trigo para quibe
- 4 xícaras de água
- 600 g de carne moída sem gordura (usei patinho)
- 1 cebola grande
- 2 dentes de alho
- 2 colheres de sopa de hortelã
- 1 colher de chá (bem cheia) de pimenta síria
- 1 colher de sopa rasa de sal
- 1 colher de sopa de cebolinha verde picada
- suco de 1 limão verde
- azeite de oliva para untar a forma

Como Fazer:

  1. Coloque o trigo em uma vasilha e cubra com a água. Deixe assim, descansando, por pelo menos uma hora.
  2. Escorra muito bem o trigo, que a esta hora deve estar intumescido e bem mais macio, apertando-o bem com as mãos. Reserve.
  3. Ligue o forno na temperatura máxima para preaquecer.
  4. No liquidificador, bata a cebola, o alho, a hortelã, a pimenta, o sal, a cebolinha e o suco de limão. Utilize a tecla de pulsar para facilitar o trabalho. Não é necessário adicionar mais líquidos, pois a própria água contida na cebola já é suficiente.
  5. Numa tigela grande, coloque a carne moída, recém saída da geladeira, o trigo espremido e o temperinho do liquidificador.
    Neste momento, a senhora ou o senhor deverá usar as mãos para garantir que a mistura ficará perfeita, que nenhuma porçãozinha de carne ficará órfã de sabor. Na verdade, a maneira tradicional de temperar o quibe é passar a carne o trigo e os temperos pela máquina de moer. Como não disponho de tal equipamento e tenho a impressão de que se tivesse seria capaz de revestir os azulejos da cozinha com respingos mil, usei essa técnica mais simples, porém não menos eficaz.
  6. Unte uma forma grande com um pouco de azeite de oliva. Utilizei uma redonda revestida de teflon e foi na medida. Com as mãos, molde os quibes no formato que desejar: oblongos, esféricos, achatados ou “freestyle”, caso não tenha muita habilidade.
    O importante é que saiam mais ou menos do mesmo tamanho para cozerem por igual. Vá acomodando os quibes na forma untada.
  7. Regue as belezinhas com um fio de azeite, ou, caso esteja num dia mais contemplativo, unte-as uma a uma com as mãos mesmo.
  8. Leve ao forno quente e mantenha os sentidos em alerta para não queimar. Estarão prontos quando crepitarem no fundo e estiverem dourados. Na dúvida, faça o sacrifício de abrir uma das bolinhas e comê-la para certificar-se de que está bem cozida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário