Páginas

/
/

domingo, 19 de junho de 2011

PASTORAL: ESTABELECENDO UMA ALIANÇA FIEL COM DEUS (PR. SANDRO REIS)

"Por causa de tudo isso estabelecemos aliança fiel e a escrevemos; e selaram-na os nossos príncipes, os nossos levitas e os nossos sacerdotes." (Neemias 9: 38)

          O livro de Neemias mostra-nos a necessidade de estarmos estabelecendo e preservando de maneira fiel a aliança que temos com Deus. O que levou o povo de Deus, no passado, a selar uma aliança fiel com o Senhor? Neemias explica que o povo se lembrou da sua primeira crise quando estava cativo no Egito e da forma como Deus foi "perdoador, clemente e misericordioso, tardio em irar-se e grande em bondade não os desamparando" (cap. 9: 10).
          Porém, o povo assumiu e reconheceu que "virou às costas para a lei de Deus, matou os profetas e cometeu grandes blasfêmias" (cap. 9: 26).
          Deus, então permitiu que o povo caminhasse sozinho, e o final não foi feliz - Voltaram a experimentar o cativeiro, só que desta vez, na Babilônia. "Deus os entregou nas mãos dos seus opressores." (cap. 9: 27)
          "Mas Deus, pela sua grande misericórdia, não permitiu que seu povo acabasse e nem o desamparou." (cap. 9: 31)
          O povo também reconheceu que "na abundância de bens que receberam de Deus, na terra espaçosa e fértil que o Senhor pôs diante deles, eles não foram capazes de servir ao Senhor, nem de se converter de suas más obras." (cap. 9: 35)
          Assim, a única alternativa agora, seria apelar para a misericórdia de Deus e tentar estabelecer novamente uma aliança fiel com Ele, e que fosse escrita e selada pelos príncipes, levitas e sacerdotes, que eram as autoridades representativas do povo.
          Penso que isto acontece também conosco. Com a igreja do Senhor Jesus, povo de Deus hoje.
          O Senhor nos vê em situações difíceis, aceita nossas desculpas e pedido de perdão, nos levanta, nos restabelece, nos abastece com abundância de vida e em alguns casos até de bens. E aí nós voltamos ao ponto de partida, voltamos a ser donos de nós mesmos,  e caímos nos cativeiros dos nossos "opressores".
          O que fazer senão apelar mais uma vez para a misericórdia de Deus e estabelecer com Ele uma aliança fiel?

          O que é necessário para firmarmos uma aliança com o Senhor?

1 - Precisamos entender que não somos quem pensamos que somos!

          Em Apoc. 3: 14, Jesus confronta a igreja de Laodicéia:
a) Parecia que era feliz, mas era infeliz;
b) Parecia que era rica, mas era pobre;
c) Parecia que enxergava bem, mas era cega;
d) Parecia que estava vestida, mas estava nua.

2 - Precisamos construir nossa vida pautada na lei de Deus.
(cap. 10: 29) "Seus nobres fizeram um juramento de que andariam na Lei de Deus".

          Isso nos faz pensar em princípios e valores que hoje estão invertidos. Jesus resumiu a Lei de Deus dizendo: "Devemos amar, primeiramente a Deus e em segundo lugar, ao próximo como a nós mesmos." - O alvo final da Lei é Deus e o próximo. Hoje, os valores se invertem e o alvo final passa a ser "eu" e assim, Deus e meu próximo são o meio para que "eu" possa alcançar meus objetivos pessoais que são as bênçãos.
          Hoje, a "bênção" tem tomado o lugar de Deus e isso é um tipo de idolatria! Deus abomina essa inversão de valores!
          "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo  vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." (Gal. 2: 20)
         
          Pense nisso e que Deus te abençoe,
          Com amor e carinho,
           Pr. Sandro Reis, servo.



   

Nenhum comentário:

Postar um comentário