Páginas

/
/

terça-feira, 24 de maio de 2011

CURIOSIDADES BÍBLICAS - LIVROS APÓCRIFOS

As Origens

          O vocábulo apócrifo, que significa escondido, ou secreto, aplica-se genericamente a uma série de livros surgidos no período entre o Antigo e o Novo Testamento.
           Os livros apócrifos, cujo número varia de onze a dezesseis, chegaram até nós de certo modo unidos aos livros canônicos da Bíblia. Eles possuem uma história fora do comum.
           As opiniões eclesiásticas através de várias épocas têm diferido quanto ao valor dessa literatura. Os judeus da dispersão no Egito revelaram alta estima por esses escritos e os incluíram na tradução do Antigo Testamento para o grego, chamada septuaginta, mas esses mesmos escritos foram eliminados do cânon hebraico pelos judeus da Palestina.
          A Igreja Católica Romana, no Concílio de Trento, 1546 d.c., considerou canônicos onze desses livros, que aparecem nas edições católicas das Escrituras.

O ponto de vista evangélico

          Os evangélicos, ou protestantes, geralmente aceitam os apócrifos como possuindo material de valor literário e histórico, mas rejeitam a sua canonicidade. Por esta razão esses escritos têm sido eliminados das modernas edições evangélicas da Bíblia. Os argumentos são so seguintes:
1. Nunca foram citados por Jesus, e duvida-se que os apóstolos tenham feito alusão a eles.
2. A maioria dos priemiros pais da igreja os consideraram como não inspirados.
3. Não aparecem no cânom hebraico antigo.
4. Quando comparados aos canônicos, os livros apócrifos, por sua qualidade inferior, se revelam como indignos de ocupar um lugar nas Sagradas Escrituras.

O caráter dos livros

          As autoridades divergem quanto à classificação desses livros. Por exemplo, a Epístula de Jeremias é com frequência incorporada ao livro de Baruque, enquanto geralmente são omitidos o terceiro e o quarto livro dos Macabeus.
HISTÓRICOS - 1 e 2 Macabeus e 1 Esdras.
TRADICIONAIS - Adições ao livro de Ester, Susana, a Canção dos Três Jovens, Bel e o Dragão, Judite e Tobias.
PROFÉTICOS - Baruque e a Oração de Manassés.
APOCALÍPTICOS - 2 Esdras e 4 Esdras na Vulgata Latina.
INSTRUTIVOS - Eclesiástico e Sabedoria de Salomão (em estilo similar ao de Provérbios).

Fonte: Bíblia de Referência Thompson, Ed. Vida, pp. 1375-1376.

Nenhum comentário:

Postar um comentário