A ORIGEM DA PÁSCOA E O SEU SIGNIFICADO
“Quando vossos filhos vos perguntarem: que rito ou festa é esta? Respondereis: É o sacrifício da páscoa ao Senhor que “passou por cima” das casas dos filhos de Israel no Egito, poupando-os da morte quando feriu os egípcios e livrou as nossas casas.” (Êxodo 12.26)
Estamos em meio às comemorações da Páscoa. Muitas pessoas sabem que nesta data, celebramos a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.
Mas o que significa páscoa? E por que celebramos a morte e a ressurreição de Cristo? – Qual a importância da Páscoa hoje?
O termo páscoa tem origem na palavra hebraica “Pessach”, que significa “passar por cima” ou simplesmente “passagem”.
A páscoa era uma festa que tinha por objetivo lembrar e agradecer a Deus pela libertação da escravidão do Egito. Esta libertação só foi possível quando Faraó se quebrantou diante da ordem de Deus para deixar o seu povo sair do Egito.
A resistência de faraó fez com que Deus enviasse as pragas sobre o Egito e somente após a décima praga, com a morte de todos os primogênitos do Egito e o livramento sobrenatural dos filhos dos hebreus, é que Faraó se quebranta e obedece a ordem de Deus deixando o povo de Israel sair do Egito.
Este momento dramático foi marcado por duas passagens:
a) A passagem do “anjo da morte” por cima das casas dos filhos de Israel, poupando seus primogênitos;
b) A passagem que o povo de Deus experimentou saindo de uma vida de escravidão para uma vida de libertação. Esta é a Páscoa Judaica.
Porém, hoje, nós celebramos a Páscoa Cristã.
O que significa a Páscoa de Cristo para nós?
A Páscoa Cristã também significa uma passagem.
Na Páscoa Judaica, era o sangue de um cordeiro aspergido sobre a porta da casa que faria com que a morte “passasse por sobre” ela sem atingi-la.
Na Páscoa cristã, Jesus é este cordeiro que derramou seu sangue na cruz livrando da morte espiritual todo aquele que, por meio da fé, o aceitar como único e suficiente salvador.
Do mesmo modo que o cordeiro usado para livrar o povo de Israel da morte deveria ser sem defeito, Jesus representa este cordeiro puro e sem defeitos, uma vez que não teve pecados.
“João viu a Jesus, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” (João 1.29)
“Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” (2 Cor. 5.21)
Da mesma forma que através do sacrifício de um cordeiro, o povo de Israel seria liberto da escravidão no Egito, nós hoje, também podemos ser libertos de uma vida de escravidão no pecado se aceitarmos o sacrifício de Jesus, o que nos garante uma vida celestial eterna com Deus. Por isso que a Páscoa Cristã tem um significado mais amplo e espiritualmente completo do que a Páscoa Judaica, esta é uma sombra da obra redentora de Cristo Jesus.
Na Páscoa Cristã, Jesus substitui os símbolos da antiga páscoa pelos símbolos da nova páscoa:
Ele chama seus discípulos para comemorar a páscoa e naquela noite, ele fala de um novo memorial:
Em Lucas 22.19,20, encontramos: “E tomando pão, e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto em meu sangue, que é derramado por vós.”
Hoje, a igreja estará celebrando a Páscoa Cristã através do memorial deixado por Jesus que é a Ceia. Prepare-se para este momento.
Que Deus te abençoe,
Com amor e carinho, Pr. Sandro Reis.
(O Pr. Sandro Reis, servo do Senhor, segue seu ministério na Igreja Batista de Flamboyant, em Campos dos Goytacazes/RJ)
(O Pr. Sandro Reis, servo do Senhor, segue seu ministério na Igreja Batista de Flamboyant, em Campos dos Goytacazes/RJ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário