Páginas

/
/

domingo, 27 de março de 2011

PALAVRA PASTORAL - 5 VIRTUDES DE QUEM SABE ESPERAR EM DEUS (PR. SANDRO REIS)

          Nossa Pastoral de hoje é ministrada pelo PR. SANDRO REIS, servo do Deus Vivo, que atualmente presta seu ministério na IGREJA BATISTA DO FLAMBOYANT, em Campos dos Goytacazes/RJ.


5 virtudes de quem sabe esperar em Deus.

O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei? Ouve, ó Senhor, a minha voz quando clamo; compadece-te de mim e responde-me. Se meu pai e minha mãe me abandonarem, então o Senhor me acolherá. Ensina-me, ó Senhor, o teu caminho, e guia-me por uma vereda plana, por causa dos que me espreitam. Espera tu pelo Senhor; anima-te, e fortalece o teu coração; espera, pois, pelo Senhor.” (Sal. 27. 1,7,10,11,14)
           A Palavra de Deus ensina o cristão a se preparar de maneira espiritual e emocional para enfrentar momentos difíceis quando chegam as tribulações e as adversidades. A bíblia nos ensina a esperar com paciência na resposta do Senhor e como tomar a decisão certa para solucionar os seus problemas.
            O verbo ESPERAR se refere à ação de quem conta com a realização de alguma coisa desejada ou prometida. Esperar é sinônimo de aguardar, confiar, ter fé, ficar na expectativa.
            Existem características que revelam se uma pessoa sabe ou não esperar no Senhor.
A primeira virtude de uma pessoa que sabe esperar em Deus é trazer  em seu coração uma viva esperança.
A esperança é uma das coisas fundamentais na vida cristã.
            (1 Cor. 13.13) “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor.” Neste texto, a esperança aparece entre os 3 maiores dons dados por Deus. Ela opera junto com a fé e o amor!
            O Apóstolo Pedro disse: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança. ( 1 Pedro 1. 3,4)
            Em Romanos 12.12, Paulo diz: “alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;”
A segunda virtude de quem sabe esperar em Deus é a paciência.
Paulo não se refere a uma paciência comum. Esta paciência se relaciona com a longanimidade, que é um jeito especial de esperar com tranqüilidade e com serenidade. A pessoa paciente consegue suportar a dor, o infortúnio, o incômodo sem se queixar. A paciência cultiva em nós a resignação. Às vezes atravessamos por períodos de grande luta, mas conseguimos vencer através da paciência e resignação, esperando com fé numa providência divina.
(Salmo 40.1) “Esperei com paciência pelo Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor.”
A terceira virtude de uma pessoa que sabe esperar em Deus é a PRUDÊNCIA.
 Uma pessoa prudente não toma atitudes precipitadas!
A psicologia diz que uma pessoa precipitada normalmente é uma pessoa que se deixa dirigir pela emoção, pela intuição e pela lógica.
Biblicamente, estas pessoas resistem a uma dependência de Deus. Elas decidem rapidamente confiando em si mesmas. Nos seus sentimentos, em sua razão.... E se esquivam de uma submissão a Deus.
Não submetem a Deus o seus planos, suas idéias, suas vontades...
A quarta virtude de uma pessoa que sabe esperar em Deus é a gratidão sem murmuração.
Murmurar é reclamar contra Deus. Este comportamento aborrece ao Senhor! A ingratidão nos afasta de Deus!
Em muitos casos, nós também agimos assim:
            Deus está nos sustentando, nos protegendo, nos encaminhando, nos direcionando, mas os nossos olhos não estão voltados para aquilo que recebemos, e sim para aquilo que queremos ter!
Somos influenciados pelo meio, pela sociedade, e muitas vezes ficamos pedindo a Deus aquilo que de fato não precisamos.
A quinta virtude de quem sabe esperar em Deus é o controle da ansiedade.
 A ansiedade em dose normal faz bem ao ser humano. Ela mantém o homem motivado a lutar por seus objetivos e faz ele despertar para a realidade da vida: o mundo está andando, e nós não podemos ficar parados!
O problema é que já foi comprovado que a ansiedade exacerbada é um descontrole que pode provocar a somatização de outras doenças como a síndrome do pânico e até mesmo a depressão.

Aprenda em Cristo, a graça de saber esperar e confiar no Senhor.
Que Deus te abençoe,
Com amor e carinho, Pr. Sandro Reis, servo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário